Cirurgia de Glaucoma

O Glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira se não tratada adequadamente. O Glaucoma consiste no aumento da pressão do olho, lesão do nervo óptico e diminuição dos campos visuais.

O acompanhamento dos pacientes glaucomatosos deve ser rigoroso, com visitas programadas a seu médico. A medida da pressão ocular, a campimetria (medida dos campos visuais) e o exame de olho devem ser realizados nessas consultas.

Alguns Glaucomas são resistentes ao tratamento com colírios, sendo necessário cirurgia.

A Trabeculectomia é a cirurgia-padrão no tratamento do glaucoma não responsivo ao tratamento medicamentoso. Consiste na formação de uma fístula (passagem) da câmara anterior para o espaço subconjuntival, assim diminuindo a pressão.

Em casos em que a trabeculectomia não possa ser realizada, o implante de um tubo valvulado (tipo Ahmed) se faz necessário.

A Clínica também conta com equipamento para realizar a técnica de ciclo-fotocoagulação trans–escleral por laser de diodo para o tratamento de glaucomas refratários ou com baixa visão.

Para qualquer informação adicional, converse com o seu médico e leia com atenção o consentimento informado que você recebe no pré-operatório.