Cirurgia de Catarata a Laser

A Ramos & Associados, com muito orgulho, adquiriu o primeiro laser de femtosegundo guiado por computador para cirurgia de catarata do RS – é o LenSx Laser System da Alcon/Novartis. O equipamento conta com duas telas que permitem ao cirurgião ver a imagem do olho em tempo real determinando com precisão as estruturas que serão tratadas. O Lensx conta com um tomógrafo de coerência ótica de precisão milimétrica e visualização em 3D.

As etapas principais da cirurgia de catarata, de forma inovadora, podem ser realizadas com a precisão e segurança do laser de femtosegundo guiado por computador (femtosegundo refere-se a velocidade ultra rápida do laser, representando um milionésimo de um bilionésimo de segundo). Podem ser realizadas quatro etapas da cirurgia: as incisões na córnea, a capsulorréxis (retirada cápsula anterior do cristalino), fratura do núcleo do cristalino e, ainda, incisões corneanas arqueadas para correção do astigmatismo pré existente. Desta forma é possível personalizar a cirurgia, criando de forma precisa e segura, cada etapa.

As incicões corneanas são programadas na posição, profundidade, extensão e largura de acordo com o astigmatismo pré existente, melhorando o resultado visual pós operatório. O equipamento foi aprovado pelo FDA ( Food and Drug Administration ) americano para cirurgia de catarata em 2011 e liberado pela ANVISA em 2013. As primeiras cirurgias no Brasil foram realizadas em maio de 2013.  O LenSx Laser System já foi usado em milhares de cirurgias de catarata na Europa e nos Estados Unidos da América.